FANDOM


Suave Veneno é uma novela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo de 18 de janeiro a 17 de setembro de 1999, na faixa das 21 horas, substituindo Torre de Babel e sendo substituída por Terra Nostra, totalizando 209 capítulos.

Foi escrita por Aguinaldo Silva com colaboração de Ângela Carneiro, Maria Helena Nascimento, Filipe Miguez, Fernando Rebello e Marília Garcia. Foi dirigida por Marcos Schechtman, Alexandre Avancini e Moacyr Góes com direção geral de Ricardo Waddington eMarcos Schechtman e núcleo de Ricardo Waddington e Daniel Filho.

Enredo Editar

Inspirado na peça Rei Lear, de William Shakespeare, enredo trazia o drama de um poderoso homem que construiu seu império e, de repente, se vê ameaçado de perdê-lo devido a conflitos familiares. Waldomiro Cerqueira (José Wilker) é um empresário pernambucano que chegou pobre ao Rio de Janeiro e fez fortuna comercializando mármore. É o presidente da Marmoreal, uma empresa que já há 30 anos explora jazidas de minério e o vende para empresários estrangeiros.

Orgulhoso tanto de sua origem e trajetória quanto do seu patrimônio, o “Imperador do Mármore”, como é chamado pela imprensa, tenta manter hábitos simples, como rodar pelas ruas do Rio de Janeiro sem se preocupar em ser reconhecido.

Para isso, costuma sair desacompanhado todas as noites e dirigir um táxi pela cidade.

Waldomiro é o centro da sua família. Todos são, direta ou indiretamente, dependentes dele e da Marmoreal. Maria Regina (Letícia Spiller), a filha mais velha, é uma das principais executivas da empresa, assim como seu marido, Álvaro Figueira (Kadu Moliterno). A filha mais nova, Márcia Eduarda (Luana Piovani), é responsável pelo setor de marketing. Maria Antônia (Vanessa Lóes), a do meio, não trabalha – é uma hipocondríaca que tem horror a atividades físicas –, mas seu marido, Augusto Ivan (Tarcísio Filho), também é executivo da Marmoreal, tendo se casado com ela por interesse. A ex-mulher de Waldomiro, Eleonor (Irene Ravache), ganha a vida como marchand, mas recebe pensão do ex-marido e, como todo o resto da família, mora no condomínio construído por ele. Ela ainda se considera mulher de Waldomiro e é uma mãe zelosa, preocupada com o futuro das filhas.

Maria Regina nutre certo desprezo pela origem pobre do pai. Graduada nas melhores universidades do país, ela se julga mais qualificada para assumir seu posto à frente da Marmoreal e, frequentemente, suas decisões entram em conflito com a política de Waldomiro. Preocupado em preservar a área de onde extrai sua matéria-prima, o empresário resiste às constantes propostas de empresas estrangeiras para aumentar a cota de mármore que exporta. Maria Regina tenta convencer as irmãs e a mãe de que a postura do pai é ultrapassada e que, como herdeiras, elas têm direito de tomar decisões em relação às empresas.

A situação se agrava com o surgimento de Maria Inês (Glória Pires), uma enigmática mulher que Waldomiro socorre durante um assalto. Mais tarde, quando ele está rodando no seu táxi, ele a reencontra. Os dois sofrem um acidente de trânsito, e Inês perde a memória. Waldomiro a leva para casa e cuida da sua recuperação. Com o tempo, ele acaba se apaixonando pela moça, o que desagrada a todos da família.

Na verdade, a entrada de Maria Inês na vida de Waldomiro faz parte de um plano de vingança engendrado pela advogada Clarice Ribeiro (Patrícia França), filha bastarda do empresário. Quando Maria Inês desaparece, levando consigo valiosos diamantes, Waldomiro fica desorientado e vulnerável aos ataques da família. Aproveitando-se do momento, Maria Regina assume a presidência da Marmoreal no lugar do pai, que não oferece grande resistência. Ele divide o poder entre as filhas e se afasta.

A trama dá outra reviravolta depois que Clarice é assassinada misteriosamente. Maria Inês reaparece, dessa vez com uma personalidade completamente diferente e com o nome de Lavínia, sua verdadeira identidade.

Waldomiro abre uma empresa no subúrbio e tenta recomeçar a vida do zero. Lavínia, por sua vez, passa a trabalhar como camelô. Os dois formam um triângulo amoroso com Carlota Valdez (Betty Faria), uma personagem pitoresca que até então protagonizara momentos cômicos da novela. Viúva de um militar, Carlota é, durante o dia, uma recatada moradora de um prédio familiar. À noite, dá vazão às suas fantasias eróticas com Figueira. Nessas aventuras, ela costuma fazer algo que classifica de “o inominável”. Durante o período em que se envolve com Waldomiro, Carlota abandona sua vida dupla, que retoma no final da novela.

É revelado durante a novela que Augusto Ivan desviava dinheiro da Marmoreal e foi o culpado pela morte da advogada Clarice. Ele ficou sabendo dos diamantes que a moça tinha roubado e tentou extorqui-la. Como não conseguiu, matou-a e, em seguida, tentou fugir para as Bahamas com o dinheiro do sogro. Quando é desmascarado, tenta escapar, mas morre atropelado por um táxi. O paradeiro das joias passa a ser a obsessão da maioria dos personagens da novela. Waldomiro quer reaver o que é seu, Lavínia quer se desculpar pelo que fora convencida a fazer, e Maria Regina quer o dinheiro que as joias representam. Aos poucos, ela vai se tornando a grande vilã da trama. Além de usurpar as empresas do pai, ela forja uma acusação de assédio sexual contra Figueira, para se separar do marido, e manipula o ex-presidiário Adelmo (Ângelo Antônio), que se revela irmão de Lavínia. Ela termina apaixonada de verdade pelo rapaz e em estado de loucura avançada.

No capítulo final, Adelmo – que rompera com Maria Regina –, Lavínia e Uálber (Diogo Vilela) descobrem que os diamantes estão escondidos na casa de Clarice, recuperando-os. Maria Regina os segue e, depois de tentar atirar em Lavínia, atinge acidentalmente Adelmo. Desesperada, ela foge de carro com o rapaz, enquanto é perseguida pela polícia. Quando se vê cercada, ela joga o veículo do alto de um despenhadeiro.

Waldomiro recupera as joias, o comando da Marmoreal, casa-se com Maria Inês e tem vários filhos com ela.

Elenco Editar

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.