FANDOM


Novela em Exibição
Os Dez Mandamentos é uma Novela em exibição.
As informações apresentadas podem mudar rapidamente com o desenvolvimento da trama.

Os Dez Mandamentos é uma telenovela brasileira produzida pela Rede Record, e exibida desde 23 de março de 2015 como a "novela das oito" da emissora. Escrita por Vivian de Oliveira e com direção geral de Alexandre Avancini, é uma adaptação de quatro dos livros que compõem a Bíblia - Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio - narrando a história de Moisés desde o seu nascimento até sua morte, destacando o encontro com Deus no Monte Sinai, as pragas lançadas sobre o Egito, a sua participação na libertação do povo judeu escravizado no país, a passagem pelo Mar Vermelho, a revelação dos dez mandamentos, a travessia de quarenta anos no deserto e a chegada do povo à terra prometida. E iniciou a continuação em 4 de abril de 2016.

Produção Editar

É a primeira telenovela brasileira baseada em uma história bíblica. A previsão inicial é de que Os Dez Mandamentos seja exibida em 150 capítulos, dividida em quatro fases,com gravações externas no Deserto de Atacama - (Chile), além de locações no Paraná, no município de Guarapuava.

Parte dos efeitos especiais serão realizados por um estúdio em Hollywood. É considerada a produção mais cara da história da emissora, com custo estimado de R$700 mil por capítulo.

Cenografia Editar

Foram constituídos 28 cenários e uma cidade cenográfica com mais de 7 mil metros quadrados, onde são reproduzidas as cidades dos hebreus e egípcios.

Resumo dos Próximos Capítulos
Veja o que vai acontecer nos próximos Capítulos.
Clique Aqui para ver o que vai rolar nos próximos capítulos de Os Dez Mandamentos

Principais personagens Editar

Guilherme Winter interpreta Moisés, o protagonista da trama, quando adulto, mas a narrativa de Os Dez Mandamentos começa antes mesmo do nascimento do profeta, quando o faraó Seti I, interpretado por Zé Carlos Machado, ordena a morte de todos os bebês hebreus do sexo masculino. Escondido por sua mãe Joquebede, ele sobrevive e, posteriormente, é colocado num cesto e deixado no rio Nilo, e eventualmente é acolhido e adotado por Henutmire, filha do faraó. Joquebede é interpretada, durante a infância de Moisés, pela atriz Samara Felippo, e, na sua vida adulta, por Denise Del Vecchio. Henutmire, por sua vez, é interpretada inicialmente por Mel Lisboa e, na fase posterior, por Vera Zimmermann.

Miriã, a irmã de Moisés, é a responsável por fazer com que Joquebede se torne a ama de leite de Moisés, após ele ser acolhido pela princesa, e é interpretada, durante as diferentes fases da trama, por Isabela Koppel, Ariela Massoti e Larissa Maciel. Arão, o irmão de Moisés, é interpretado por Pedro Carminati e Kadu Schons durante a fase inicial e, posteriormente, por Petrônio Gontijo. A telenovela estabelece que Moisés, Ramsés e Nefertari cresceram juntos e, quando adultos, vivem um triângulo amoroso. Ramsés é o filho do faraó, e é interpretado por Conrado Bonow, Carlos Augusto Salles e Edu Pinheiro na primeira fase, Sérgio Marone em sua fase adulta. Nefertari, por sua vez, é interpretada por Giovanna Maluf na primeira fase, e quando adulta, por Camila Rodrigues.

Núcleos Editar

Dentro do núcleo egípcio, destacam-se a rainha Tuya (Angelina Muniz), a vilã Yunet (Day Mesquita/ Adriana Garambone) , o general Disebek (Daniel Aguiar/ Eduardo Lago), o sacerdote Paser (Paulo Nigro/ Giuseppe Oristanio) e seu assistente Simut (Renato Livera) , os oficiais Bomani (Milhem Cortaz), Bakenmut (Kiko Pissolato) e Ikeni (Victor Pecoraro) , o feitor Apuki (Heitor Martinez), sua esposa Judite (Nanda Ziegler) e seus filhos Ana (Tammy di Calafiori) e Jairo (Gabriel Quaresma/ Erich Pelitz), além do cozinheiro do palácio, Gahiji (Fernando Sampaio) e seu filho Chibale (Julio Oliveira), os artesãos israelitas Hur (Floriano Peixoto) e Uri (Rafael Sardão) , respectivamente pai e filho, a dama de companhia de Nefertari, Karoma (Roberta Santiago) , uma das esposas de Seti I, Nayla (Maria Ceiça), o comerciante Meketre (Luciano Szafir), sua esposa Tais (Babi Xavier), seus filhos Meryt (Nikki Meneghel) e o bastardo Bak (Mateus Lustosa) , além do dono do bordel Casa de Senet, Ahmós (Carlos Bonow).

Ainda há o núcleo da vila dos hebreus, formado por Eliseba (Gabriela Durlo)4 , a esposa de Arão, e seus filhos Nadabe (Higor Castro/ Marco Antonio Gimenez), Abiú (Kaike Brum/ Daniel Siwek) e Eleazar (Rafael Sun/ Bernardo Velasco), o amigo de Arão e operário Num (Vicente Tuchinsky/ Licurgo), morto por Apuki por vingança , sua esposa Amália (Marina Moschen/ Lisandra Souto) , Arão (Victório Ghava/Kadu Schobs/Petrônio Gontijo) e Miriã (Isabella Koppel/Ariella Masotti/Larissa Maciel), o pai de Moisés, Anrão (Roger Gobeth/ Paulo Gorgulho), a esposa de Uri, Leila (Juliana Didone) , a irmã Abigail (Bianka Fernandes) e o filho Bezalel (Luis Felipe Mello/ Igor Cosso), os operários Zelofeade (Felipe Cardoso) e Eldade (Paulo Reis).

A partir da segunda fase, o núcleo midianita é introduzido durante a fuga de Moisés do Egito, sendo composto por Zípora (Gisele Itié) , o pai Jetro (Paulo Figueiredo e as irmãs, Adira (Rayana Carvalho) , Jerusa (Thais Muller), Betânia (Marcela Barrozo), Ada (Camila Santanioni), Damarina (Talita Younan) e Jaque (Rafaela Sampaio/ Fran Maia), além do comerciante Baruk (Bemvindo Sequeira) e seus filhos Anibal (Thierry Figueira) e Menahem (Jorge Pontual) .

O núcleo israelita também é ampliado na segunda fase, introduzindo personagens com o filho de Num e Amália, Josué (Sidney Sampaio) e seu melhor amigo, Calebe(Rodrigo Vidigal) , a esposa de Eleazar, Inês (Brendha Haddad), o escultor Aoliabe (Binho Beltrão), o chefe dos trabalhadores israelitas, Corá (Victor Hugo), sua esposa Bina (Kátia Moraes), e a irmã Safira (Jeniffer Setti) , que por sua vez é casada com Datã (Bruno Padilha). Além disso, estão envolvidos no núcleo, o irmão de Datã, Abirão (Sandro Rocha), a amiga de Safira, Karen (Anita Amizo), e a filha de Zelofaede e Abigail, Noa (Pérola Faria) . Na primeira fase, personagens fizeram rápidas aparições, e por sua vez não apareceram mais nas fases seguintes, como o antigo dono do bordel Casa de Senet, Bennu (Iran Malfitano), e as parteiras de Moisés, Puá (Valeria Alencar) e Sifrá (Stella Freitas) .

A novela esteve prestes a entrar na sua terceira fase no dia 9/07/15 (Quinta Feira).

A novela também teve participações especiais que duraram poucos capítulos, como por exemplo a filha do sumo sacerdote do Égito, Maya (Bárbara França) e ex-noiva de Ramsés, que morre envenenada em um plano de Yunet e Disebek , Anippe (Bárbara Quercetti), uma das amantes do general Disebek , Panahasi (Daniel Satti), um feitor egípcio assassinado por Moisés para defender um hebreu, e Rocco Pitanga está escalado para interpretar um guerreiro égipcio, contratado por Ramsés para lutar contra o povo hebreu.

Temporadas Da novela Editar

Fases (Temporadas) Editar

A novela é subdividida em 3 fases - 1ª Temporada:

  • Primeira Fase: Mostra o nascimento e infância de Moisés.
  • Segunda Fase: A fase adulta de Moisés se dá na segunda fase da novela em que ele passa por vários momentos até chegar a seu exílio.
  • Terceira Fase: Representa sua fase adulta mais avançada se encaminhando para a velhice, ao qual acontecerá as famosas histórias de Moisés, como as mortes dos primogênitos egípcios, o avanço de rãs no palácio real, e até mesmo o exílio do povo hebreu, culminando na escrita das duas tábuas por Deus, contemplando os Dez Mandamentos.

2ª Temporada:

  • O foco principal de Moisés e seu povo continua o mesmo: chegar a Canaã. Agora que os egípcios ficaram para trás, novos conflitos surgirão. Para alcançarem Canaã, os hebreus precisam atravessar uma região habitada por reinos inimigos, que temem ver suas terras invadidas pelo povo do Deus de Israel. Além disso, Moisés é obrigado a lidar com a desconfiança de alguns hebreus, que mesmo após testemunharem vários milagres, murmuram e conspiram contra ele em momentos de dificuldade durante a travessia.

Elenco (Segunda Temporada) Editar

Elenco principal - Segunda temporada
Editar

Ator/Atriz Personagem Guilherme Winter Moisés
Giselle Itié Zípora
Petrônio Gontijo Arão
Francisca Queiroz Rainha Elda
Juliana Didone Leila
Vitor Hugo Corá
Daniel Alvim Rei Balaque
Marcela Barrozo Betânia
Bianka Fernandes Abigail
Igor Cosso Bezalel
Dudu Azevedo Zur
Tammy di Calafiori Ana
Felipe Cardoso Zelofeade
Nina de Pádua Dorcas
Rayana Carvalho Adira
Alexandre Barros Oren
Renato Livera Simut
Brendha Haddad Inês
Bernardo Velasco Eleazar
Fernando Sampaio Gahiji
Jorge Pontual Menahem
Paulo Reis Eldade
Pérola Faria Deborah
Bruno Padilha Datã
Talita Castro Libna
Sandro Rocha Abirão
Thaís Müller Jerusa
Rodrigo Vidigal Calebe
Aisha Jambo Radina
Carolina Chalita Tânia
Fábio Beltrão Aoliabe
Roney Villela Rishon
Jessika Alves Noemi
Marco Antônio Gimenez Nadabe
Jeniffer Setti Safira
Paulo Vilela Natan
Júlio Oliveira Chibale
Kátia Moraes Bina
Ricardo Vandré Lemuel
Anna Rita Cerqueira Yarin
Henrique Gottardo Itamar
Fran Maya Jaque
Bruno Ahmed Quenaz
Carolina Bezerra Aija
Monalisa Eleno Siloé
Robson Santos Oficial
Talita Younan Damarina
Ricardo Pavão Rei Siom
Camila Santanioni Ada
Daniel Siwek Abiú
Bia Braga Dumá
Daniel Mesquita Tales
Brenda Sabryna Emma

Participações - Primeiro capítulo Editar

Ator Personagem Heitor Martinez Apuki
Nanda Ziegler Judite
Erich Pelitz Jairo

As Crianças Editar

Ator/Atriz Personagem Gustavo Henzel Gérson
João Pedro Franco Elcana
Arthur Moraes Abner (2ª fase)
Gustavo Flores Abner (1ª fase)
Nicole Orsini Haya (2ª fase)
Nicole Souza Haya (1ª fase)
Pietro Buannafina Fineias
Leonardo Braga Assir
Luiz Eduardo Oliveira Eliézer

Apresentando Editar

Ator/Atriz Personagem Rayanne Morais Joana
Rayener Erlich Talita

Atores Convidados Editar

Ator Personagem Leonardo Vieira Balaão
Paulo Figueiredo Jetro
Floriano Peixoto Hur

Atriz Convidada Editar

Atriz Personagem Larissa Maciel Miriã
Denise Del Vecchio como Joquebede
Sidney Sampaio como Oseias/Josué

Referências Editar

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.