FANDOM

Anjo de Mim é uma telenovela brasileira produzida e exibida no horário das 18 horas pela Rede Globo, de 9 de setembro de 1996 a 28 de março de 1997, em 173 capítulos, substituindo Quem é Você? e sendo sucedida por O Amor está no Ar.

Escrita por Walter Negrão, com a colaboração de Elizabeth Jhin, Ângela Carneiro e Vinícius Vianna, dirigida por Ricardo Waddington,Roberto Naar, Edson Spinello e Alexandre Avancini.

Enredo Editar

O tema da história é o espiritismo, visto sob a ótica da regressão a vidas passadas.  Floriano Ferraz (Tony Ramos) é um cético escultor atormentado por fortes dores no ombro e visões de uma mulher que morre a seus pés. Exausto, e incentivado por seu mestre e amigo, o artesão Quirino (Milton Gonçalves), ele procura a ajuda do psiquiatra Ulisses (Odilon Wagner). Por meio de técnicas de regressão, descobre que no ano de 1880, na cidade de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, ele era o tenente Belmiro, apaixonado pela jovem Valentina (Carolina Kasting). A moça, casada com um homem mais velho, é gravemente ferida quando tentava fugir com seu amado. Ao sofrer um golpe de espada, ela se desequilibra e cai do terceiro andar de um palacete, aos pés de Belmiro. Antes de morrer, porém, Valentina marca um encontro com o tenente no futuro.

A experiência transforma completamente a vida de Floriano, que resolve abandonar tudo, inclusive a namorada Antônia (Tássia Camargo), para ir atrás de sua história passada. O escultor se muda para Petrópolis, mas sua busca não é fácil, porque Valentina não reencarnou com a mesma fisionomia. Ele encontra três possíveis candidatas – Maria Elvira (Paloma Duarte), Joana (Helena Ranaldi) e Lavínia (Vivianne Pasmanter) –, e tenta descobrir qual delas tem nas costas o mesmo sinal de Valentina, prova da reencarnação de sua amada. 

Marco Monterey (Herson Capri), pai de Elvira e Nando (Márcio Garcia), é o antagonista de Floriano em sua empreitada romântica. Os dois disputam um velho palacete da cidade: Floriano quer restaurar o prédio porque ele é o ponto de encontro com sua amada; Marco deseja derrubá-lo para construir um shopping e encobrir um crime do passado. A luta entre os personagens coloca em discussão o conflito entre progresso e preservação do patrimônio histórico, dividindo a opinião pública da cidade. Por fim, revela-se que Marco é a reencarnação de Cincinato (Gracindo Júnior), responsável pela morte de Valentina. 

Em sua busca para encontrar Valentina, Floriano se apaixona por Joana, mas descobre que ela não tem a marca que tanto procura. Elvira descobre a história de Floriano e, para seduzi-lo, tatua o sinal de Valentina em seu corpo. Apesar de amar Joana, Floriano fica muito perturbado com a descoberta e passa a noite com Elvira. Em seguida, conta toda sua história para Joana, que, a princípio, termina sua relação com ele. Os dois, porém, reatam, sob a promessa de esquecer o passado. Floriano descobre, então, que o sinal de Elvira era falso, e que Lavínia, que ao longo da trama tornou-se sua amiga e por quem passou a ter grande afeto, é a verdadeira reencarnação de Valentina. Ele se dá conta de que sua missão nessa vida era transformar o antigo palacete em um abrigo para crianças abandonadas, com a ajuda de Lavínia. Agora ele está livre para viver sua história de amor com Joana, que termina a trama grávida. Lavínia se casa com Nando.

Elenco Editar

Curiosidades Editar

  • Entre 9 de setembro de 1996 e 29 de março de 1997 em 173 capítulos.
  • A novela tentou mostrar, através do espiritismo, a regressão por vidas passadas. Mas diferentemente, de A Viagem, novela de Ivani Ribeiro, exibida 2 anos antes, em 1994, não obteve tanto sucesso, passando despercebida pelo grande público.
  • Como a novela se passava em duas épocas distintas, a equipe de produção trabalhou em duas cidades cenográficas, projetadas por Mário Monteiro e Keller Veiga. Construíram-se duas cidades, com versões diferentes de uma praça, onde ficava o palacete de Valentina.
  • Os cenários de estúdio foram criados por Luiz Antônio CaligiuriMay Martins e Fernando Meirelles, que também se preocuparam em refletir o romantismo da trama em cada um dos 150 ambientes. Para reconstituir o passado com precisão, a equipe de produção de arte, chefiada por Ana Maria Magalhães, pesquisou os arquivos da biblioteca do Museu Imperial de Petrópolis.
  • Os figurinos de Lessa de Lacerda também foram criados com a preocupação de mostrar um código visual distinto entre as duas épocas. Os personagens da época atual usavam roupas em tons discretos facilitando uma identificação com o telespectador. A fantasia e o rebuscamento ficaram retristos às imagens do passado, cujos figurinos faziam referência aos modelos europeus do século XIX.