FANDOM

Além do Horizonte é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo no horário das 19 horas, desde 4 de novembro de 2013, substituindo a novela Sangue Bom, e com término previsto para 9 de maio de 2014. Escrita por Carlos Gregório, Marcos Bernstein e Ricardo Hofstetter, com a colaboração de Victor Atherino, Giovana Moraes, Carla Faour, Melanie Dimantas e Sérgio Marques, tem direção de Carlo Milani, André Câmara, Flávia Lacerda e Pedro Peregrino, direção geral de Gustavo Fernandez e direção de núcleo de Ricardo Waddington , é a 83ª "novela das sete" exibida pela emissora.

Enredo Editar

Lili (Juliana Paiva), Rafa (Vinicius Tardio) e William (Thiago Rodrigues) estão dispostos a explorar um novo mundo. À procura de pessoas queridas que desapareceram sem explicações, esses três jovens se conhecem e, juntos, descobrem que é preciso ir muito além do horizonte para desvendar os mistérios que envolvem suas famílias. Nesta jornada, pretendem encontrar o pai de Lili, Luis Carlos (Antonio Calloni); a tia e o irmão de William, Teresa (Carolina Ferraz) e Marlon (Rodrigo Simas); e a namorada de Rafa, Paulinha (Christiana Ubach). As pistas por eles deixadas sugerem que existe um lugar, muito distante dali, onde a vida pode ser plena e transformadora. Lili (Juliana Paiva) vive com a sua mãe, Heloísa (Flávia Alessandra) desde que seu pai, Luís Carlos, o LC (Antônio Calloni) abandonou a família, dizendo que precisava ir atrás da felicidade plena e concreta. Seu desaparecimento foi um mistério e investigado pelo delegado André (Caco Ciocler), mas o caso foi encerrado e ele dado como morto. Dez anos depois, Lili descobre que seu pai deixou uma carta para ela no testamento, revelando que pode estar vivo e também a aconselha a ir trás da felicidade. A partir de então, ela resolve ir atrás da verdade e acaba descobrindo que ele fugiu com uma amante, Teresa (Carolina Ferraz). William (Thiago Rodrigues) mora com seu irmão Marlon (Rodrigo Simas) e a tia Sandra (Karen Coelho). Seus pais morreram em um acidente de carro, e ele foi criado por sua tia Teresa (Carolina Ferraz), mas esta desapareceu e deixou os sobrinhos aos cuidados da irmã, Sandra, que teve que cuidar deles mesmo sendo muito nova. Desde então, William também começou a trabalhar duro e se dedicou aos estudos. Mas não conseguiu nenhum emprego e consegue dinheiro vendendo trabalhos de faculdade para universitários. Certo dia, Marlon também desaparece com o dinheiro da família e deixa um recado, afirmando que foi atrás da felicidade, assim como a tia Teresa. William fica desesperado e decide ir procurar pelo irmão. Rafa (Vinícius Tardio) mora com seu pai Flavio (Guilherme Fontes) e Júlia (Marcella Valente), mas sente falta de sua falecida mãe. É namorado de Paulinha (Christiana Ubach), mas ela percebe que ele não se arrisca, prefere viver a vida sem perigos. Então. Paulinha decide ir atrás da felicidade e também desaparece, deixando gravado em um pen drive um vídeo, contando seu motivos e o aconselha a ir atrás dela. A partir daí, Rafa acaba conhecendo uma entidade secreta, o Grupo, onde reúne pessoas que estão em busca da felicidade plena e concreta. Tomás (Alexandre Borges) é um advogado bem sucedido e casado com Inês (Maria Luísa Mendonça) e pai de Marcelo (Igor Angelkorte), noivo de Lili. Tomás era o melhor amigo de LC antes de ele desaparecer, e sempre foi apaixonado por Heloísa. O Grupo é liderado por Líder Jorge (Cássio Gabus Mendes), que faz várias palestras e cria uma ilusão nas pessoas, dizendo que, além do horizonte, existe um lugar onde todos são felizes, a chamada Comunidade, que fica no meio da Floresta Amazônica, isolada do resto do mundo. LC, Teresa, Marlon, Paulinha e várias outras pessoas acabam indo parar na Comunidade. Os novatos, aos poucos, vão descobrindo que nem todos estão felizes, e querem descobrir como todos os equipamentos vão parar naquele fim de mundo. O chamado Luminoso Mestre é o grande chefe da Comunidade, e quer, a todo custo, que ninguém saiba da existência do local. O que ninguém sabe é que o mestre é Hermes (Alexandre Nero) que pode se tornar uma pessoa completamente violenta para esconder a sua Comunidade. A Comunidade está situada perto do vilarejo de Tapiré, que é comandado pelo comerciante Kléber (Marcello Novaes). Diante de todos, ele é um homem grosso e mandão, mas em casa ele se submete às ordens da esposa Keila (Sheron Menezzes). A chegada da professora Celina (Mariana Rios) ao vilarejo tira o sono de Kléber, que de cara se desentende com a professora, e seus segredos estão por um fio de serem descobertos. Em Tapiré também mora Vó Tita (Analu Prestes), uma senhora que sabe usar todas as ervas medicinais da floresta e cria suas netas Ana Fátima (Yanna Lavigne), Ana Selma (Luciana Paes) e Ana Rita (Mariana Xavier) após a morte de sua filha Ana Rosa. A morte de Rosa sempre foi um mistério para os moradores de Tapiré. Ela passou um tempo desaparecida e apareceu, morta, boiando no rio e com arranhões de garras afiadas no rosto. A partir dai, vários outros corpos foram começando a aparecer no vilarejo, e uma lenda tomou conta de Tapiré. Um monstro supostamente habita as áreas que estão além dos limites da floresta e ataca a todos que a atravessam, e sempre deixa a sua marca no rosto das vítima. O monstro é a Besta. De vez em quando, acontece em Tapiré alguns blecautes, e o Garimpeiro Fantasma captura as pessoas que andam pela cidade durante o apagão e as leva para a Besta. De cara, Celina logo percebe que tudo não passa de ilusão dos tapirenses, e resolve investigar, quando acaba dando de cara com um perigo ainda maior: o marido de sua prima: Kléber. O comerciante também não conta para a esposa de onde vem seu dinheiro, que é demais para um simples dono de uma mercearia. Paralelamente, a história conta o drama de Nilson (JP Rufino) que foi encontrado pelo marinheiro Klaus (Isaac Bardavid) dentro de uma cesta no rio. De alguma forma, todos os mistérios têm uma ligação. Lili, William e Rafa acabam entrando para o Grupo, e uma grande jornada irá começar: eles querem descobrir onde estão seus entes queridos.

Produção Editar

A região serrana de Casimiro de Abreu, no interior do Rio de Janeiro, será cenário de gravação, na cidade cerca de 60 profissionais, incluindo a equipe técnica e atores, ficarão hospedados no município durante cinco dias para a produção. A novela tem a Amazônia como um dos principais cenários. Elementos sobrenaturais, sociedades secretas, lendas e mistérios, como um monstro chamado "a besta". A inspiração veio dos filmes A Vila, A Ilha, Horizonte Perdido e na série de televisão Lost.

Abertura Editar

A abertura foi produzida a partir da técnica de filmagem chamada Hyperlapse,onde se podem ver movimentos em velocidades variadas e a câmera se move em grandes distâncias - foi usada pela primeira vez na TV Globo. “Foi um desafio, nunca tinha sido usada por nós. Levamos em conta várias questões para fazer tudo dar certo”, comemora Alexandre Pit Ribeiro, diretor de criação. A equipe passou por diversos cantos do país ao longo de dez dias de gravações. No Rio de Janeiro, as locações escolhidas foram: o mirante Dona Marta, a igreja da Candelária e os bairros Marechal Hermes e Santa Teresa. Além disso, foram feitas viagens para a Chapada Diamantina, na Bahia, e para o Amazonas, onde se passa parte da história.

Lançamento e repercussão Editar

Avaliação em retrospectoEditar

Nilson Xavier do UOL publicou em seu blog: "Trilha sonora, fotografia e tomadas bacanas. Direção (geral de Gustavo Fernandez em núcleo de Ricardo Waddington) idem. Pouco ainda foi revelado ao telespectador, da história ao elenco. Uma novela híbrida, que mistura seriados e filmes de aventura com nosso caro folhetim tupiniquim. E, por isso mesmo, também pode remeter à saga “Os Mutantes” da Record. O pano de fundo é a busca pela felicidade na Amazônia, esse lugar além do horizonte – de acordo com o roteiro. Talvez por isso os americanos queiram tanto ela."32 Fernando Oliveira do R7 comentou: "Apesar de bem vinda, a exploração de novo cenários e a descentralização as tramas das mesmas regiões do país acabam por ficar em segundo plano. A paisagem amazônica serve de pano de fundo para os segredos da trama. No primeiro capítulo, por exemplo, foi mostrada uma perseguição que em muito lembra "Lost", um dos seriados mais marcantes da última década. Parecia que o tal homem desesperado tentava a todo custo escapar do inesquecível "monstro de fumaça", aqui tratado pela alcunha de besta. Da mesma maneira, os moradores da vila de Tapiré deixaram claro que há um toque de recolher e, nos arredores da cidade, existem áreas proibidas, onde ninguém deve ir. O recurso remete a "A Vila", filme de M. Night Shyamalan, levado aos cinemas em 2004. Vanessa Paes Barreto do Yahoo! disse: "Em um primeiro momento, a trama de Marcos Bernstein e Carlos Gregório fugiu do óbvio (ainda que fazendo referências a “Lost”), mas cumpriu seu papel ao apresentar, mesmo que rapidamente, os personagens principais e seus dramas, além de deixar explícito que o foco principal do folhetim é justamente o mistério.

Audiência Editar

A novela marcou em seu primeiro capítulo 24 pontos de média e 42% de participação na Grande São Paulo. A média é considerada a pior entre as estreias das últimas quatro novelas do horário, Sangue Bom e Guerra dos Sexos estrearam com 28 pontos e Cheias de Charme, 35,36 tendo sido a pior estreia no horário,37 entre as novelas Uga-Uga a Além do Horizonte, a Rede Globo perdeu 41% de ibope nas estreias das 19h em 13 anos. No segundo capítulo, caiu para 22 pontos de média na Grande São Paulo, na mesma data, o seriado Tapas & Beijos marcou 24 pontos. No dia 7 de novembro, a novela marcou apenas 20 pontos. A audiência mais baixa da telenovela ocorreu no dia 31 de dezembro de 2013, véspera de Ano Novo, quando marcou 15 pontos. Nesse mesmo dia, a novela das 21h, Amor à Vida, também registrou recorde negativo com 24 pontos de audiência.

Elenco Editar